A Document Foundation celebra seu segundo aniversário

 

LibreOffice Brasil

As doações do último trimestre definem o orçamento da comunidade do próximo ano
Berlim, 28 de setembro de 2012 – A Document Foundation celebra a seu segundo aniversário nesse dia de 28 de setembro. Nos últimos 12 meses a fundação foi estabelecida legalmente em Berlim, foram eleitos pelos membros da TDF os integrantes do Conselho de Administração e do Conselho de Admissão. Novos membros foram admitidos com base nos seus méritos e não por convite, a Intel tornou-se apoiadora, e as famílias do LibreOffice 3.5 e 3.6 foram lançadas. Além disso a TDF mostrou os protótipos de versões para a nuvem e para o tablet, que estarão disponíveis no fim de 2013 ou início de 2014.
Em 10. de outubro, a Document Foundation iniciará uma campanha de levantamento de fundos com a finalidade de apoiar a próxima onda de desenvolvimento. “Até agora, os voluntários fizeram a maioria do trabalho necessário para sustentar o projeto, mas após dois anos, somos compelidos a pensar verdadeiramente grande” afirmou Florian Effenberger, Presidente do Conselho. “Tivemos um sonho, e agora milhares de pessoas mundo afora tornaram esse sonho uma realidade, e queremos estar na primeira divisão do desenvolvimento de software e da sua defesa. As doações neste último trimestre de 2012, definirão o tamanho do orçamento que teremos para 2013.”

A comunidade criou uma página dedicada às doações emhttp://donate.libreoffice.org para apoiar a campanha de levantamento de fundos. Será atualizada ao vivo, para mostrar os resultados alcançados e objetivos concretos conseguidos com as doações.
Em 24 meses, conseguimos o que muitos pensavam que era impossível quando o projeto foi lançado”, afirma Thorsten Behrens, desenvolvedor da SUSE e suplente da Presidência do Conselho. “Cuidamos de agregar um grande número de pessoas em torno da ideia que uma fundação independente era a única escolha razoável para dar um futuro sustentável oa código legado do OpenOffice.org. Segundo o Ohloh, em dois anos, tratamos de nos tornar o terceiro maior projeto de software livre ficado no desenvolvimento de uma aplicação desktop com 325 desenvolvedores ativos nos últimos meses, depois do Firefox e do Chrome”.
O LibreOffice é o resultado de atividades combinadas de 540 contribuintes – incluído os antigos desenvolvedores do OpenOffice.org – que criaram mais de 40.000 inserções no código (commits). O programa está mais veloz e mais confiável, e tem um conjunto de recursos mais rico que seus antecedentes, graças a uma comunidade de hackers sempre crescente onde os desenvolvedores mais experientes orientam os novatos para trazê-los no compasso. Hoje o grupo está bem equilibrado entre pessoas em busca de infraestrutura, novas funcionalidades e patches.
Os downloads desde 25 de janeiro de 2011, data do lançamento da primeira versão estável, ultrapassou 18 milhões e totaliza mais de 20 milhões ao adicionarmos os sites externos que oferecem o mesmo pacote. Além disso, milhões de usuários instalam o LibreOffice de um CD gravado das imagens ISO disponíveis on-line ou inseridos em revistas. Mais de 90% desses usuários estão com o Windows, com outros 5% em MacOS.
Os usuários Linux, por outro lado, obtém o LibreOffice pelo repositório de suas distribuições. Com base nas estimativas da IDC para instalações novas ou atualizações de Linux em 2012, a TDF estima um subtotal de 25 milhões de usuários, pois o LibreOffice é a suíte office preferencial de todas as distribuições Linux.
A comunidade ao redor da TDF se reunirá em Berlim, de 16 a 19 de outubro 2012, para o segunda LibreOffice Conference(http://conference.libreoffice.org/).
Pessoas interessadas em participar devem se inscrever emhttp://conference.libreoffice.org/registration/ até 8 de outubro.

O LibreOffice pode ser baixado de http://pt-br.libreoffice.org/.

Postado por 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s