#FISL15: Liberte o seu Android e Ideias tecnológicas que facilitam a vida de qualquer um.

Newsletter #7
Começou!
Começou hoje a 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre – FISL, no Centro de Eventos da PUCRS. Serão mais três dias de troca de experiências, novas amizades, reencontros com os velhos amigos e networking, com a chance de aprender com diversos palestrantes nacionais e internacionais. Sejam muito bem-vindos!

Liberte o seu Android!

Foto do palestrante Torsten Grote Na primeira manhã de #FISL15 Torsten Grote da FSFE apresentou um relato de sua campanha FreeYourAndroid.org que tem por objetivo mostrar como as pessoas podem ter o total controle dos dispositivos móveis, visto que a NSA e a empresa Google (desenvolvedora do Sistema Operacional Android) utilizam-se de técnicas para rastreamento de dados dos usuários. “NSA e google querem ter acesso a tudo que você usa e faz em seu celular, mas nós devemos ter o controle e só com software livre isso é possível” afirma o palestrante.

Torsten conta que tudo começou quando o sistema operacional do seu smartphone aberto foi descontinuado e por não ter outra escolha, decidiu comprar outro modelo com o sistema operacional Android. “Quando comprei o meu aparelho com o Android, vi que todos os aplicativos nativos de fábrica eram proprietários, mas havia muitas comunidades desenvolvedoras de MOD’s ou seja, versões livres do Android em que são removidas as aplicações e serviços que capturam dados pessoais” afirma.

Muitos destes MOD’s ficaram famosos e vêm sendo utilizados e aprimorados em todo mundo, especialmente na Alemanha. É o caso do Projeto Replicant baseado no sistema operacional Android 100% livre, o que significa que código fonte está disponível para que os usários dentre as tantas liberdades, possam escolher o quê e como querem utilizar os seus dispositivos móveis. Após a instalação em seu dispositivo deste MOD, o palestrante publicou a documentação em uma wiki para auxíliar outras pessoas a fazerem o mesmo e teve uma surpresa: “Semanas após a publicação, recebi um e-mail do Richard Stallman elogiando a campanha, mas não era uma campanha e sim algo que fiz por gostar e por uma necessidade” conta Torsten.

E assim surgiu a campanha Free Your Android (Liberte o seu Android) com objetivo de mobilizar pessoas para recuperarem o controle dos seus dispositivos e de seus dados.

Ideias tecnológicas que facilitam a vida de qualquer um.

Palestrantes Bruno Erthal de Abreu e Thiago Garcia da SilvaIdeias que ajudam a desenvolver produtos eletrônicos que facilitam a vida em ações rotineiras do dia-a-dia foram exibidas em uma das palestras iniciais do FISL15. Para o palestrante Bruno Erthal de Abreu, tecnologias como o Raspberry PI e Arduíno são capazes de impressionar.

“No site dos fabricantes tem projetos básicos de como começar como piscar um lâmpada ou como mover o braço de um robô. Quando as pessoas começam elas já tem uma ideia do que querem fazer e tem muita coisa de sensor que é legal de usar. As pessoas iniciam e já vão usar sensores de som, de luz, para poder brincar e interagir com o espaço onde ela está” – explicou.

A popularização dos hardwares tem contribuído de forma significativa para que novas evoluções apareçam. O palestrante Thiago Garcia da Silva, chama a atenção para a facilidade de operação na atualidade. “Não é muito difícil. Hoje em dia está todo mundo se interessando cada vez mais por programação e isso faz com que fique mais fácil para as pessoas criarem as próprias ferramentas e soluções em casa e com amigos” – afirmou.

O Arduíno foi criado na Itália por um grupo de designers. Eles eram pessoas que estavam interessadas em fazer coisas com design, pessoas que, a principio, não teriam familiaridade com a programação.

Venha visitar a nossa feira! É grátis!
base

Marcos Egito CV: http://lattes.cnpq.br/2389439225800702
GNU/Linux User #491326
blog maregito.wordpress.com

“Sabedoria é não dizer nada, quando tudo que queremos é falar tudo, sabedoria é saber calar, para poder dizer mais com o silêncio!” (Eu)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s